fbpx

Sua empresa está no Simples Nacional? Entenda a Reforma Tributária de 2023

Se você é parte do time que respira negócios no Brasil, com certeza já ouviu falar da reforma tributária do Simples Nacional, certo? Essa é uma mudança que mexe diretamente com a vida das pequenas e médias empresas do nosso país.

Essa reforma vai mexer diretamente no universo dos salões de beleza, clínicas de estética, spas e todos os negócios incríveis que fazem a nossa autoestima decolar. Vamos dar uma espiadinha em como essas mudanças podem impactar a sua vida e os seus negócios?

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional, é um regime tributário feito sob medida para micro e pequenas empresas no Brasil. Ele simplifica o pagamento de impostos, diminuindo custos e burocracia. Trazendo vários tributos sob um só guarda-chuva, como IRPJ, IPI, ICMS e ISS, facilita o processo de recolhimento. 

 

As alíquotas são progressivas, ou seja, quanto menor a receita, menor o imposto. Isso sem falar na redução da carga tributária em relação a outros regimes, simplificando a vida de empreendedores. A adesão tem regras de faturamento, mas também veta algumas atividades. Acredite, compreender o Supersimples é fundamental para dar os passos certos no mundo dos negócios.

O que muda com esta Reforma Tributária?

A reforma tributária recentemente implementada traz transformações significativas para as empresas que operam sob o regime do Simples Nacional. Uma das mudanças centrais envolve o crédito de impostos. Agora, as empresas enquadradas nesse regime podem utilizar os créditos de tributos pagos na aquisição de insumos e mercadorias, uma possibilidade antes não permitida.

 

Essa alteração tem o propósito de nivelar a competição entre as empresas do Simples Nacional e aquelas sob outros regimes tributários, que já usufruíam dessa prerrogativa. Desse modo, essa modificação traz ótimas perspectivas para micro e pequenas empresas, tornando o Simples Nacional ainda mais atrativo em termos de carga tributária e competitividade no mercado.

 

Essa medida pode repercutir positivamente na gestão financeira dessas empresas, concedendo maior flexibilidade e potencial de investimento. No entanto, é vital que as empresas compreendam e adaptem-se às novas normas para aproveitar ao máximo os benefícios da reforma tributária.

 

O novo Imposto de Valor Agregado (IVA) será bifásico, ou seja, a União arrecadará sua parcela separadamente dos estados e municípios. A cobrança ocorrerá sempre no destino, e não mais na origem. A nível federal, esse imposto será denominado de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), enquanto no âmbito de competência compartilhada entre estados, Distrito Federal e municípios, será Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

 

O texto também introduzirá a criação de um imposto seletivo federal, aplicado a produtos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Além disso, é projetada uma diminuição de até 50% das alíquotas para bens e serviços nos setores de saúde, educação, dispositivos médicos, transporte público, produtos agropecuários, pesqueiros, insumos agropecuários, alimentos, produtos de higiene e atividades artísticas.

 

Diante disso, surge a pergunta: qual é a melhor alternativa? Vamos elencar as principais características de cada opção.

Recolher todos os tributos pelo Simples

  • Recolher todos os tributos (IRPJ/CSLL, Contribuição Patronal Previdenciária, PIS/Cofins, ICMS, ISS e IPI) pela guia única do Simples Nacional com percentuais reduzidos;
  • Mais indicado para empresas que estão no final da cadeia produtiva, como prestadores de serviço com contato direto com o consumidor final;
  • Os tributos pagos na aquisição de insumos não podem mais ser usados como crédito;
  • O crédito é transferido ao comprador com o valor parcial do imposto recolhido.

Tributação por IVA

  • Recolher apenas IRPJ/CSLL e Contribuição Patronal Previdenciária pelo Simples Nacional e os demais tributos são apurados com alíquota cheia;
  • Mais indicado para quem está no início ou no meio da cadeia produtiva, como um fornecedor, por exemplo;
  • Todos os impostos pagos na aquisição de insumos podem ser recuperados;
  • O crédito é transferido ao comprador com o valor integral do imposto recolhido;
  • Indicado para pequenos empresários que possuem como a maioria de seus clientes, empresas com lucro presumido ou lucro real.

Ainda está em dúvida sobre qual a melhor forma de adaptar sua empresa a nova Reforma Tributária? A Weconta pode ajudar! Converse com um de nossos especialistas agora mesmo e entenda como fazer a melhor escolha para o seu negócio!

Contabilidade com a gente é assim:

Prática, simples, econômica e muito próxima de você. Com apenas 15 minutos por mês, você tem tudo resolvido.

Aqui, a gente é apaixonado por números e tecnologia, e juntamos essas duas paixões para trazer praticidade, transparência e economia para empreendedores destemidos como você. Com a gente, a contabilidade online está ao alcance de todos, especialmente para micro e pequenas empresas. Vem com a gente e desbrave o mundo dos negócios com toda a energia e inovação que você merece!

Escritório de Contabilidade Online

Av. Getúlio Dorneles Vargas, 1403 N – Sala 203 – Centro, Chapecó – SC, 89802-002